Foto: Frontal do Museu de São Paulo(MASP)
Grande parte do núcleo de arte europeia do Masp é composta de pintura francesa, como os quatro retratos das filhas de Luiz XV, pintados por Nattier, ou as alegorias das quatro estações de Delacroix. Do movimento impressionista, encontram-se obras de Renoir, Manet, Monet, Cézanne e Degas. Dos pós-impressionistas, é possível ver quadros de Van Gogh e de Toulouse-Lautrec. Um dos destaques do acervo é o espaço dedicado à coleção de esculturas de Edgar Degas, em bronze e com 73 peças.
Há ainda exposições temporárias, que apresentam os mais variados temas ou suportes. Como exposições nacionais e internacionais de arte contemporânea, fotografia, design e arquitetura que se revezam durante o ano, trazendo ao público um universo de imagens. O visitante sempre encontra uma novidade ao visitar o local. Este mês está acontecendo a exposição do quadro La Nil de Julian Schnabel, artista plástico e diretor de cinema consagrado por filmes como Antes do Anoitecer e O Escafandro e a Borboleta. No terreno das artes plásticas, sua recente mostra na Galeria Gagosian, de Nova York, rendeu elogios da crítica especializada, que o definiu como “um dos grandes nomes da arte contemporânea norte-americana e mundial”.
Quadro La NiL
O Masp é um dos locais mais frequentados da cidade e encanta seus visitantes com um acervo de cerca de oito mil peças. Possui obras de grandes nomes da pintura nacional (Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Anita Malfatti e Almeida Junior) e Internacional (Rafael, Mantegna, Botticceli, Delacroix, Renoir, Monet, Cèzanne, Picasso, Modigliani, Toulouse-Lautrec, Van Gogh, Matisse e Chagall).
A Arte Brasileira
Embora seja um museu especializado na história da arte internacional, o acervo do MASP conserva momentos de grande intensidade das artes no Brasil, desde os registros pictóricos de Frans Post no século XVII, passando pela estatuária barroca de Aleijadinho, até as mais recentes manifestações artísticas contemporâneas. No período oitocentista, destacam-se Facchinetti, Vítor Meireles, Moema, Pedro Américo, Almeida Júnior, Moça com Livro, João Batista Castagneto, Benedito Calixto, Pedro Weingärtner, Rodolfo Amoedo, Henrique Bernardelli, Belmiro de Almeida, Alfred Andersen, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras, João Batista da Costa, Eliseu Visconti, Oscar Pereira da Silva e Artur Timóteo da Costa. Do período modernista, o museu conserva importantes registros dos principais artistas e fases, como Ernesto De Fiori, Vicente do Rego Monteiro, John Graz, Lasar Segall, Oswaldo Goeldi,Guignard, Anita Malfatti, A Estudante, Alfredo Volpi, Brecheret, Bruno Giorgi, Di Cavalcanti(Cinco Moças de Guaratinguetá), Flávio de Carvalho e um amplo conjunto da obra de Cândido Portinari, as séries Bíblica e Retirantes, O Lavrador de Café e vários retratos. Estão presentes ainda Samson Flexor, Pancetti, Tomie Ohtake, Arcângelo Ianelli e Manabu Mabe, entre outros.
Parte Sociocultural
No edifício de aproximadamente 10.000 metros quadrados, há, além dos espaços expositivos e da pinacoteca, biblioteca, fototeca, filmoteca, videoteca, dois auditórios, restaurante, loja, oficinas, ateliê, espaços administrativos e reserva técnica. Os dois auditórios projetados por Lina Bo Bardi destinam-se a essas atividades, cujo calendário é cheio durante o ano todo (a programação pode ser conferida no site).
Para as crianças, há um espaço onde podem desenhar, pintar, soltar a imaginação e a criatividade. Pessoas com necessidades especiais também podem visitar o Masp, pois o prédio possui entrada acessível, quatro banheiros adaptados e elevadores. As obras de arte são expostas em altura adequada e há sinalização para deficientes visuais.
Em frente ao Masp, do outro lado da Paulista, localiza-se o Parque Tenente Siqueira Campos, conhecido como Trianon. Seus 48.600 m² de área abrigam a vegetação remanescente da Mata Atlântica com espécies nativas, compondo um cenário tranquilo para as diversas opções de lazer e atividades que acontecem ali. O parque está aberto todos os dias, das 6h às 18h.
Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand
End.: Avenida Paulista, 1578 – Bela Vista – São Paulo (próximo à estação do metrô Trianon-Masp).
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30). Quinta-feira, das 10h às 20h (bilheteria até 19h30).
Preço: R$ 15 (estudantes, professores e aposentados com comprovantes pagam meia-entrada). Toda terça-feira a entrada é gratuita. Menores de dez anos e maiores de 60 anos não pagam.
Tel.: (11) 3251-5644.